A prática da Meditação Shinsokan

Conheça a prática meditativa mais importante da Seicho-No-Ie

O que é a meditação Shinsokan?

A Meditação Shinsokan é uma meditação contemplativa por meio da qual o homem transcende o mundo do fenômeno, isto é, transcende a matéria, a carne, a mente e entra num mundo de dimensão superior, o mundo da Imagem Verdadeira, o mundo absoluto e perfeito criado por Deus, onde o Eu verdadeiro (filho de Deus) funde-se com Deus. Fita-se com os olhos espirituais a perfeição do Eu verdadeiro, que é a Vida de Deus, Vida eterna, perfeita, indestrutível, imortal, infinita, pura, imaculada e isenta de pecado; que jamais pecou, jamais errou, jamais sofreu, jamais adoeceu e que jamais odiou alguém, pois é a Vida perfeita e invulnerável de Deus, é a Vida infinita que cobre todo o Universo, pois é UM com o Deus infinito.

Na verdade, Meditação Shinsokan é algo prazeroso, um momento terno que nos proporciona alegria e felicidade como se estivéssemos nos braços de Deus-Pai. É exatamente a mesma sensação de uma criança que está no colo do pai ou da mãe.

Querido leitor, pratique diariamente a Meditação Shinsokan, de manhã, logo ao despertar, e à noite, antes de dormir. Iniciamos a Meditação Shinsokan entoando o Canto Evocativo de Deus, com a convicção de estarmos chamando a Deus.

Concentramos a mente unicamente em Deus, a fim de conseguirmos a sensação de união total com Ele.

Dos livros Meditação para Contemplar a Deus “Shinsokan” e Outras Orações e Explicações Detalhadas sobre a Meditação Shinsokan.

Meditaçao shinsokan
Meditaçao shinsokan

Canto Evocativo de Deus

Iniciamos a Meditação Shinsokan, entoando o Canto Evocativo de Deus, com a convicção de estarmos chamando a Deus. Concentramos a mente unicamente em Deus, a fim de conseguirmos a sensação de união total com Ele.

Canto Evocativo de Deus

Ó Deus-Pai, que dais vida a todos os seres viventes,
abençoai-me com Vosso Espírito.

Eu vivo, não pela minha própria força,
mas pela Vida de Deus-Pai que permeia
os céus e a terra.

As minhas obras, não sou eu quem as realiza,
mas a força de Deus-Pai que permeia os céus e a terra.

Ó Deus, que vos manifestastes através da
Seicho-No-Ie para indicar o Caminho dos
céus e da terra, protegei-me.

Video: Meditação shinsokan guiada

Respiração

Ao inspirarmos lentamente, visualizamos a luz resplandecente de Deus fluindo para dentro de nós através das mãos postas (que são como uma antena), preenchendo todo o nosso corpo, desde o alto da cabeça até a extremidade dos pés. Enquanto inspiramos, mentalizamos:

A infinita força vivificante de Deus flui para o meu interior, flui, flui, flui… (repetimos até completar a inspiração.)

Em seguida, comprimimos o ar para o baixo-ventre, dilatando-o para frente, a fim de criarmos a sensação de plenitude. Conservando essa sensação, mentalizamos:

Pela luminosa força vivificante de Deus sou preenchido, sou vivificado, sou preenchido, sou vivificado… (várias vezes)

Com os olhos da mente, fitamos o nosso ser preenchido e iluminado pela força vivificante de Deus. Enquanto isso, o ar vai se esvaindo lentamente pelas narinas. Quando 70% do ar for expirado, restando ainda uns 30% no baixo-ventre, inspiramos novamente, voltando a mentalizar:

A infinita força vivificante de Deus flui para o meu interior, flui, flui, flui…

Preenchidos os pulmões, novamente comprimimos o ar para o baixo-ventre e, aproveitando a sensação de estarmos plenificados, mentalizamos:

Pela luminosa força vivificante de Deus sou preenchido, sou vivificado, sou preenchido, sou vivificado… (repetimos essa mentalização, combinada com a respiração controlada, até alcançarmos o estado de concentração total).

Então mentalizamos fortemente:

Já não sou eu quem vive; é a Vida de Deus que aqui vive. (várias vezes)

Retornamos, em seguida, às frases iniciais:

Aqui, onde estou, é o mundo da Imagem Verdadeira! É oceano de infinita Sabedoria de Deus, … etc. (Repetimos esse processo cerca de 30 minutos)

Durante a meditação podemos mentalizar também palavras de afirmação de que o objetivo almejado já está realizado.

Oração Pela Paz Mundial

Duas ou três vezes.

O infinito Amor de Deus flui para o meu interior e em mim resplandece a luz espiritual de amor.

Esta luz se intensifica, cobre toda a face da Terra e preenche o coração de todas as pessoas com o espírito de Amor, Paz, Ordem e Convergência para o Centro.

Canto da Grande Harmonia

Duas ou três vezes.

A harmoniosa Vida de Deus ilumina o Universo, e no mundo reina a paz.

Gostaria de aprender a meditação shinsokan pessoalmente?​​

Peça ao seu preletor na Delegação da Seicho-No-Ie mais próxima de si
Locais da Seicho-No-Ie em Portugal